A ESCOLA CORTE CELESTIAL é organizada em sua base em unidades administrativas de caráter litúrgico, denominadas Núcleos. A fim de atingir seu objetivo missionário, os núcleos da Escola realizam sessões, encontros, palestras, cursos, congressos, seminários, retiros e eventos. Todas as atividades diversas das Sessões são organizadas e realizadas em ambiente específico e adequado, em dia e horário não coincidentes com os das Sessões.
Cada Núcleo contará com o mínimo de sete e o máximo de oitenta e cinco sócios e realizará a missão da CORTE CELESTIAL sob a orientação do mestre titular por ela capacitado e designado, cujo mandato é vitalício, salvo motivo de força maior ou caso fortuito.
Quando houver procura que ultrapasse o limite de oitenta e cinco sócios, será promovido o desmembramento do Núcleo, cuja criação se dá por ato da Diretoria Executiva do Núcleo de origem. Para o novo Núcleo será designado um dos mestres auxiliares do Núcleo de origem por Ato Decisório que o encarregará de formar e compor o quadro de Mestres.
O quadro de mestres é composto por cinco mestres, sendo um titular e quatro auxiliares, aos quais compete dirigir todas as Sessões da CORTE CELESTIAL em cada Núcleo, firmes na solidariedade e no serviço ao próximo, visando ao seu equilíbrio e à sua orientação.
Na região em que houver dois ou mais Núcleos, será criada a Superintendência que, exercida por um superintendente, ficará responsável pela supervisão daqueles, auxiliado pelos respectivos mestres titulares dos Núcleos de sua região. O cargo de superintendente é rotativo entre os mestres titulares da respectiva região, com mandato de cinco anos.
Havendo cinco ou mais Superintendências, será criada a Soberania exercida por um Soberano, auxiliado pelos respectivos superintendentes. O cargo de Soberano é exercido em rodízio realizado entre todos os que tenham cumprido um período integral de superintendente.
A Soberania da Escola da Corte Celestial será instalada e funcionará na Região Central do Brasil, o mais próximo possível da Capital Federal, em local a ser oportunamente especificado.